Pesquisa de Conteúdo

 

 

O litoral paranaense é um dos menores do Brasil, com aproximadamente 98km, e com duas baías (Guaratuba e Paranaguá) que "jogam" bastante sedimentos na faixa litorânea, deixando a água oceânica turva.  O mergulho não é tão desenvolvido quanto em outros estados principalmente pelas condições de visibilidade d água. A visibilidade pode variar entre menos de um palmo até uns 10 metros nas ilhas de Currais e Itacolumis e no Parque dos Meros, e chega até 20 metros nas balsas. Outro fator é que as condições meteorológicas podem variar bem rapidamente e turvar a água ou levantar muitos sedimentos, com isto muitas saídas são canceladas. A grande vantagem para quem mora em Curitiba é que o litoral fica a 1 hora e meia e assim pode-se sair pela manhã e retornar a tarde, ou, para quem tem casa no litoral, aproveitar o final de semana com a família. A Scubasul faz saídas regulares para os pontos de mergulho aqui no Paraná:

  • Parque dos Meros
  • Ilha de Currais
  • Ilha de Itacolomis
  • Naufrágios das Balsas Dianka e Espera 7

Parque dos Meros - O "Parque dos Meros" é um local de mergulho em mar aberto, com a profundidade aproximada de 18 m. São Recifes Artificiais Marinhos (RAM, blocos de concretos) implantados entre as ilhas de Currais e Itacolumis por um Projeto criado pela Universidade Federal do Paraná (Projeto RAM) para a preservação da fauna e flora existentes em nosso litoral, com o apoio de algumas ONG´s e com o apoio da Scubasul na parte de mergulho e vídeo subaquático. Entre os habitantes do local damos ênfase ao Mero, um peixe calmo com aproximados 2 m e 250 kg quando adulto, que participa dos nossos mergulhos.

Ilha de Currais - S25°43,950 W048°21,750 - As "Ilhas de Currais", abrigados pelos seus rochedos, temos uma profundidade aproximada de 12 m dependendo do lado da Ilha em que se está mergulhando. É também a Ilha do Brasil que mais abriga aves por metro quadrado. Mas a vida subaquática também fornece um mergulho com grande diversidade de fauna e flora.

Ilha de Itacolumis - S25°50,496 W048°24,427 - A "Ilha de Itacolumis" é a mais próxima da Bahia de Guaratuba sendo formada por rochedos com pouca vegetação e algumas lages ao seu redor que apresentam também uma grande diversidade de fauna e flora; com uma profundidade média de 10m.

Naufrágio das Balsas Dianka (S25°53,897 W048°08,714) e Espera 7 (S25°47,773 W048°06,250) - As "Balsas" são dois pontos de mergulho, a Balsa Dianka e a Espera 7, que estão a 30 m de profundidade aproximadamente, por isso o ponto é ideal para mergulhadores com Certificação Avançado, nelas se abrigam também Meros, Barracudas, Garopas, etc. Por serem pontos mais distantes da costa usamos embarcações especiais, como lanchas rápidas, que possibilitam menor tempo de navegação.

Autores: Fabrício Todeschini e Robeto Baracho




Reservas, cancelamentos e lista de espera:


1) Reservas:
As reservas deverão ser efetivadas até as 16:00h de sexta-feira, da véspera da operação de Mergulho, através do comparecimento à nossa sede para preenchimento da Ficha de Saída, Apresentação do Credenciamento do Mergulhador e do Log Book impreterivelmente, bem como a conferência e retirada dos equipamentos locados e pagamento da saída.

2) Política de cancelamento:
Estes podem ocorrer, por Parte da Operadora de Mergulho, até as 06:00 horas do dia da atividade por condições meteorológicas/condições de mar (acompanhamento via Internet e pela equipe no litoral). Nestes casos a devolução do pagamento é integral. Nos casos de cancelamento por Parte do Cliente, pedimos que o mesmo seja feito com 24h de antecedência, da véspera da operação, para que as reservas feitas de equipamentos, cilindros e vaga na embarcação possam ser destinadas a outros clientes que estão na lista de espera; não gerando prejuízos para ambas as partes. Nestes casos a devolução do pagamento também é integral. Caso o cancelamento não seja efetuado neste prazo, é cobrado 100% do valor da embarcação e 50% dos equipamentos reservados.

As saídas para mergulho no Paraná são com dois mergulhos. O barco sai de Pontal do Sul as 08:00h e retorna por volta das 17:00h.
Participe de nossa Pesquisa votando ou sugerindo o destino de sua próxima Aventura Subaquática!
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
Total Votes:
First Vote:
Last Vote:
 
Powered by Sexy Polling
 

Scubasul Cursos de Mergulho
Rua Inácio Lustosa 1098 - São Francisco - Curitiba/PR - CEP 80510-000

Telefone: 41 3232-0198
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.